Anualmente, a Universidade de Brasília oferece 80 vagas para o curso de Engenharia Mecatrônica. Destas, 25% são destinadas ao Vestibular Tradicional, 50% ao Programa de Avaliação Seriada (PAS) e 25% ao Acesso ENEM UnB.
As formas de ingresso no Curso de Engenharia Mecatrônica são definidas conforme os regulamentos da Universidade de Brasília, e de acordo com seu calendário. Atualmente o ingresso ocorre em dois momentos, um para cada semestre letivo de cada ano, e os processos seletivos vigentes são descritos a seguir.
Observação: confira as datas previstas dos próximos processos seletivos para ingresso na UnB.
É o sistema de seleção tradicional da UnB desde sua fundação, baseado no desempenho em uma prova elaborada pela própria Universidade. O ingresso nesta modalidade é feito apenas no segundo semestre letivo e são destinadas 25% das vagas totais anuais.
Criado pela UnB em 1995 como alternativa ao Vestibular para ingresso na Universidade, é um processo seletivo realizado pelo Cebraspe que ocorre em três etapas, uma a cada série do ensino médio. A classificação dos candidatos é feita após a última prova, baseada nos resultados ponderados de todas as provas, e o ingresso ocorre ambos os semestres letivos do ano seguinte. São destinadas 50% das vagas totais anuais da UnB para esta modalidade, sendo 25% a cada semestre.
Utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para selecionar os alunos interessados em ingressar na UnB. O ingresso nesta modalidade é feito apenas no primeiro semestre letivo e são destinadas 25% das vagas totais anuais.
Sistemas de cotas
Nas três modalidades descritas, as vagas ofertadas são distribuídas segundo os seguintes sistemas de concorrência: Ampla Concorrência (Sistema Universal) com 45% das vagas, Sistema de Cotas para Escolas Públicas com 50% das vagas reservadas aos candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública, e Sistema de Cotas para Negros com 5% das vagas. As vagas reservadas aos candidatos de escolas públicas são subdivididas conforme a lei, sendo 50% para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e 50% para candidatos com renda familiar bruta per capita superior a este valor. Além disso, um percentual das vagas reservadas aos candidatos de escolas públicas é reservada para os candidatos que se declaram pretos, pardos ou indígenas (PPI)
Outras formas de ingresso
A Resolução CEPE Nº 053/2022 define a geração e distribuição de vagas ociosas e normatiza outras formas de ingresso no curso de Engenharia Mecatrônica, como mudança de curso (dentro da UnB), transferência facultativa (de outra Instituição de Ensino Superior) e acesso a portador de diploma de curso superior. Em todos estes casos, a quantidade de vagas é limitada ao número de vagas ociosas por curso, definidas pela aplicação da própria Resolução.
Há a modalidade Transferência Obrigatória, para o ingresso de aluno de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil ou do exterior, a qualquer tempo e independentemente de vaga, concedida, nos termos da lei, a servidores públicos federais, civis ou militares, removidos ex-officio para o Distrito Federal, ou a seus dependentes econômicos legais.
Por fim, há duas formas de ingresso no curso de Engenharia Mecatrônica para alunos estrangeiros. O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) seleciona cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais para realizar estudos de graduação no país. A seleção é feita via edital e o ingresso ocorre no semestre subsequente ao processo seletivo. Já o ingresso via Matrícula Cortesia, para alunos de países que assegurem o regime de reciprocidade com o Brasil, independe da existência de vaga.