Mobilidade acadêmica nacional
Programa ANDIFES de mobilidade acadêmica
As Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, juntamente com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, firmaram convênio que proporciona a mobilidade de alunos de graduação do Brasil, por meio do Programa ANDIFES de mobilidade acadêmica.
A UnB, como signatária deste convênio, oferece a seus alunos de graduação a possibilidade de realização de estudos por até 2 semestres em outra IFES do país, além de receber estudantes de outras IFES que pretendam realizar aqui a mobilidade.
São requisitos para participar do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica:
- estar regularmente matriculado em curso de graduação de Universidade Federal;
- ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem;
- ter no máximo 2 reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
O aluno participante do programa terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).
Mais informações:
Mobilidade acadêmica internacional
Na UnB, os procedimentos relativos a intercâmbio são feitos na Secretaria de Assuntos Internacionais (INT). Os convênios firmados pela Universidade permitem que os estudantes da instituição estudem em outros países, assim como abrem a possibilidade para que discentes de fora do Brasil possam vir estudar aqui.
Redes sociais: Facebook, Instagram
Confira a lista dos acordos firmados entre a UnB e instituições de todo o mundo para fomentar atividades acadêmicas internacionais.
Conheça abaixo alguns tipos específicos de programas de intercâmbio:
Capes/Brafitec
O programa BRAFITEC é um programa de bolsas da CAPES para que alunos de Engenharias de universidades brasileiras possam realizar um período de estudos em instituições francesas com bolsas de estudos. O programa se dá por meio de editais da CAPES, nos quais professores de Engenharias apresentam projetos. Uma vez aprovado o projeto, dá-se início à mobilidade. A mobilidade pode incluir apenas o mero intercâmbio, no aluno passa de 6 meses a 1 ano no exterior e após sua volta tenta a revalidação das horas de estudos, ou o Duplo-diploma, modalidade na qual o estudante recebe diplomas das 2 instituições - tanto da de origem quanto a da parceira.
Bolsas Santander
Há vários programas de bolsas do Banco Santander. O convite de quais universidades vão participar e em quais programas é uma escolha daquela instituição. Nos últimos anos, a UnB tem sido sempre chamada para participação nas bolsas Íbero-Americanas.
Programa Erasmus+
O Programa Erasmus é um programa de bolsas de mobilidade acadêmica entre países da União Europeia. Eventualmente, eles convidam uma ou outra instituição fora do bloco para a participação. Não temos como saber previamente em quais programa a UnB será convidada e nem os seus requisitos. Cada programa Erasmus é único e o interessado deve acompanhar sempre nossa página a fim de saber se alguma oportunidade do tipo foi divulgada.
ELAP
O Programa ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program - é um programa do governo do Canadá de oferta de bolsas a estudantes não canadenses que tenham sido aceitos para um período de estudos em universidades de lá. Portanto, para você poder pleitear a bolsa ELAP, você precisa primeiro já ter sido aceito por uma instituição canadense. Para aceitação de uma universidade canadense você precisa participar de nossa seleção.