Mobilidade acadêmica

Mobilidade acadêmica

Mobilidade acadêmica nacional

Programa ANDIFES de mobilidade acadêmica

As Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, juntamente com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, firmaram convênio que proporciona a mobilidade de alunos de graduação do Brasil, por meio do Programa ANDIFES de mobilidade acadêmica

A UnB, como signatária deste convênio, oferece a seus alunos de graduação a possibilidade de realização de estudos por até 2 semestres em outra IFES do país, além de receber estudantes de outras IFES que pretendam realizar aqui a mobilidade.

São requisitos para participar do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica:

  • estar regularmente matriculado em curso de graduação de Universidade Federal;
  • ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem;
  • ter no máximo 2 reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

O aluno participante do programa terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

Mais informações:


Mobilidade acadêmica internacional

Na UnB, os procedimentos relativos a intercâmbio são feitos na Secretaria de Assuntos Internacionais (INT). Os convênios firmados pela Universidade permitem que os estudantes da instituição estudem em outros países, assim como abrem a possibilidade para que discentes de fora do Brasil possam vir estudar aqui.

Redes sociais: FacebookInstagram

Confira a lista dos acordos firmados entre a UnB e instituições de todo o mundo para fomentar atividades acadêmicas internacionais.

Conheça abaixo alguns tipos específicos de programas de intercâmbio:

Capes/Brafitec

O programa BRAFITEC é um programa de bolsas da CAPES para que alunos de Engenharias de universidades brasileiras possam realizar um período de estudos em instituições francesas com bolsas de estudos. O programa se dá por meio de editais da CAPES, nos quais professores de Engenharias apresentam projetos. Uma vez aprovado o projeto, dá-se início à mobilidade. A mobilidade pode incluir apenas o mero intercâmbio, no aluno passa de 6 meses a 1 ano no exterior e após sua volta tenta a revalidação das horas de estudos, ou o Duplo-diploma, modalidade na qual o estudante recebe diplomas das 2 instituições - tanto da de origem quanto a da parceira.

Bolsas Santander

Há vários programas de bolsas do Banco Santander. O convite de quais universidades vão participar e em quais programas é uma escolha daquela instituição. Nos últimos anos, a UnB tem sido sempre chamada para participação nas bolsas Íbero-Americanas.

Programa Erasmus+

O Programa Erasmus é um programa de bolsas de mobilidade acadêmica entre países da União Europeia. Eventualmente, eles convidam uma ou outra instituição fora do bloco para a participação. Não temos como saber previamente em quais programa a UnB será convidada e nem os seus requisitos. Cada programa Erasmus é único e o interessado deve acompanhar sempre nossa página a fim de saber se alguma oportunidade do tipo foi divulgada.

ELAP

O Programa ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program - é um programa do governo do Canadá de oferta de bolsas a estudantes não canadenses que tenham sido aceitos para um período de estudos em universidades de lá. Portanto, para você poder pleitear a bolsa ELAP, você precisa primeiro já ter sido aceito por uma instituição canadense. Para aceitação de uma universidade canadense você precisa participar de nossa seleção.

 

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5667 / 3107-5501

 

secmecatronica@unb.br

 

 

Localização

Copyright 2024 © Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília | Todos os direitos reservados.