Extensão na Universidade de Brasília
A proposta da Extensão Universitária é melhorar a realidade social por meio de ações concretas da comunidade acadêmica. Na UnB, a extensão é pilar essencial para colocar em prática o aprendizado, promover a integração e entender as necessidades do país. Numerosos programas, projetos e eventos conduzidos pela instituição produzem resultados diários e ajudam a transformar a vida das pessoas.
Mais informações sobre a extensão na UnB
Mais informações sobre a extensão na FT
Extensão na engenharia mecatrônica
A seguir são apresentadas algumas ações de extensão cuja organização conta com alunos de engenharia mecatrônica
Ramo estudantil IEEE UnB
Um Ramo Estudantil é a representação estudantil do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) em uma Universidade. Ele tem como objetivo desenvolver as habilidades técnicas e não-tecnicas dos estudantes. Além disso, busca ser o elo entre os alunos e a instituição internacional.
O Ramo Estudantil IEEE UnB tem como missão “Proporcionar ao meio acadêmico contato com o IEEE a nível global, auxiliar no desenvolvimento dos alunos, instituição e comunidade através da realização de projetos técnicos e sociais bem como iniciativas educacionais. Além disso, buscar promover a Engenharia no Distrito Federal”.
Com mais de 150 voluntários, o Ramo UnB trabalha com vários projetos de cunho social e técnico, que são promovidos pelos seus Capítulos Estudantis e Grupos de Afinidades. Contamos com 10 capítulos e 1 grupo de Afinidade.
Capítulos Estudantis:
Projeto Meninas Velozes
O projeto Meninas Velozes é uma ação da Faculdade de Tecnologia da UnB junto a escolas do ensino médio. O objetivo do projeto relaciona-se à promoção de equidade de gênero nas áreas de engenharias mecânica e automotiva. Um grupo de alunas de ensino médio desenvolve atividades em torno do conhecimento científico e tecnológico que permeia os automóveis de competição.
O projeto Meninas Velozes é estruturado em três eixos: Equidade de gênero e social, fortalecimento de base acadêmica e motivação para a área das engenharias.
As atividades do projeto utilizaram o conceito de PBL (Project Based Learning) para a formação de um grupo focal em questões mecânicas e organizacionais em torno de uma equipe Kart. A mobilização de meninas em torno de uma temática tecnológica é complementada com palestras sobre a atuação de mulheres no campo da engenharia. As atividades do projeto incluem ainda visitas de campo, palestras, depoimentos e oficinas em ambiente automotivos e mecânicos.
Redes sociais: Facebook, Instagram
O LAB – Laboratório Aberto de Brasília – busca a formação de recursos humanos para criar e entregar valor, desenvolvendo habilidades e competências para atender à Indústria do Futuro (Indústria 4.0).
O espaço do LAB, atualmente localizado na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, no ULEG (Unidade de Laboratórios de Ensino para Graduação), possui uma área com 3 espaços principais: Marcenaria, Espaço Maker com Impressoras 3D, célula de eletrônica e Manufatura Aditiva em Stratasys.
Estar em contato com todos esses clientes permite aos nossos membros o aprendizado através das Metodologias Ativas de Ensino por Projetos (PBL – Problem Based Learning) em cima de problemas e demandas reais, preparando o mesmo para o mercado de trabalho atual.
Redes sociais: Facebook, Instagram