Prezados alunos,
A matrícula na UnB acontece em três etapas: matrícula, rematrícula e matrícula extraordinária. As datas de início e fim de cada etapa são informadas no calendário de matrícula do semestre, disponível na página da SAA.
Durante as etapas de matrícula e rematrícula, você não precisa ter pressa! O processamento é coletivo e a ordem de chegada não é um critério de priorização, então faça sua matrícula com calma!
Segue alguns aspectos a considerar para maximizar suas chances de sucesso nessas primeiras duas etapas:
1) Olhe a reserva de vagas da turma. Evite pedir turmas com muitas vagas reservadas para outros cursos ou reservadas para ingressantes. Priorize turmas com muitas vagas reservadas para alunos não-ingressantes do seu curso.
2) Você não precisa fazer sua matrícula no primeiro dia. Pode ser uma boa estratégia aguardar para ter mais informações sobre quais turmas estão sendo mais ou menos requisitadas.
3) Confira o local da turma! FCE é Ceilândia, FGA é Gama e FUP é Planaltina. Os demais locais são no campus da Asa Norte.
4) Peça várias disciplinas, o máximo que couber na sua grade de horário! Caso você consiga mais disciplinas do que você queria cursar, você poderá retirar disciplinas depois.
5) Não se esqueça de salvar a matrícula após escolher as turmas! O sistema exige várias etapas de confirmação e é comum o aluno achar que terminou a matrícula, mas o sistema não ter registrado nada. Faça todas as confirmações com muita atenção e, quando terminar, imprima seu atestado de matrícula (salve em PDF). O atestado de matrícula é seu comprovante de que você fez a sua parte corretamente. Um simples print da tela não vai servir de comprovação caso você tenha algum problema de processamento de sua matrícula! Gere seu atestado de matrícula, salve em PDF e confira com atenção se está tudo certo.
6) No período entre a matrícula e a rematrícula, os coordenadores podem alterar as reservas de vagas ou aumentar o número de vagas das turmas. Então, se você não conseguiu alguma turma na matrícula, na rematrícula você deve olhar novamente as reservas de vaga e avaliar se vale a pena tentar a mesma turma de novo, ou se é melhor tentar outra turma que tenha mais vagas disponíveis.
A terceira e última etapa é a matrícula extraordinária. Segue algumas considerações sobre essa última etapa:
1) Na matrícula extraordinária, somente as vagas reservadas para ingressantes continuam indisponíveis; as demais reservas de vagas por curso perdem efeito. Assim, muitas vagas, que antes estavam inacessíveis para você, podem se tornar acessíveis.
2) Na matrícula extraordinária, as vagas remanescentes são alocadas para quem pedir primeiro. Por isso, é importante tentar se matricular já no primeiro minuto da matrícula extraordinária.
3) Nos primeiros minutos da matrícula extraordinária o sistema SIGAA fica muito congestionado. É uma boa estratégia fazer o acesso usando uma rede da UnB (ex: UnB Wireless), ao invés de tentar o acesso de casa.
4) É importante olhar várias vezes por dia ao longo dos próximos dias para verificar se alguma vaga ficou disponível. Durante a matrícula extraordinária, se alguém se desmatricular ou se for aberta alguma vaga extra na turma, a prioridade é de quem pedir matrícula primeiro. É muito comum haver desistências até o último dia da matrícula extraordinária, então fique de olho para tentar se matricular na vaga de algum desistente!
Por fim, cabe comentar que pode ser difícil conseguir vagas em disciplinas de primeiro semestre, pois a maioria das vagas está reservada para ingressantes. Segue então algumas considerações sobre matrícula em disciplinas de primeiro semestre:
1) Maximize suas chances durante a matrícula e rematrícula, usando as estratégias acima.
2) Se não conseguir, tente de novo no primeiro minuto da matrícula extraordinária, conforme dicas acima.
3) Se você não conseguir vaga no primeiro dia da matrícula extraordinária, mande um e-mail ao coordenador no final do dia informando as disciplinas (nome e código) que você quer. Liste todas as turmas que te atendem, em ordem de preferência. Informe somente o número da turma (01, 02, 03 etc.), e não o horário ou o nome do professor. Liste todas as turmas que te atendem, pois isso aumentará a sua chance de conseguir vaga. Não liste turmas com choque de horário com outras disciplinas em que você já está matriculado. Faça isso somente para disciplinas que têm vagas reservadas para ingressantes. O coordenador não pode te ajudar a conseguir vaga em disciplinas sem reserva para ingressante!
Se precisar tirar alguma dúvida ou quiser agendar atendimento (pelo Teams), estou disponível pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Boa sorte a todos nesta matrícula!
Atenciosamente,
Prof. Marcus Vinicius Lamar
Coordenador de Eng. Computação
Agradeço o texto original ao
Prof. João Luiz Azevedo de Carvalho
Coordenador de Eng. Computação