A grande maioria dos docentes do UnB desenvolve pesquisas científicas, o que reflete positivamente na qualidade da formação dos alunos. A participação de alunos de graduação nessas pesquisas permite aplicar conhecimentos adquiridos de forma diferente das disciplinas do curso, além de propiciar o aprofundamento em tópicos de interesse dos alunos. Também desperta a vocação científica em alguns estudantes, os prepara para ingressarem na pós-graduação e amplia o leque de possibilidades profissionais futuras.
Todos os anos o ProIC publica três editais destinados exclusivamente a estudantes de graduação:
- Programa de Iniciação Científica (PIBIC),
- Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e
- Programa de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF), voltado a alunos beneficiários de políticas de inclusão social.
A participação de alunos nesses programas pode ser voluntária ou remunerada. As inscrições de projetos de pesquisa, com duração de 12 meses, são feitas exclusivamente pelos docentes, conforme as datas e orientações previstas no edital. Ao final do período de duração do projeto, os estudantes participam do Congresso de Iniciação Científica da UnB, no qual apresentam os resultados finais da pesquisa.
Se você tem interesse em participar da Iniciação Científica, o primeiro passo é entrar em contato com o professor responsável por um projeto de pesquisa ou com um docente que atue na área do seu interesse. Nas páginas dos professores de cada departamento (ENM, ENE, CIC) , consulte o Currículo Lattes para conhecer suas linhas de pesquisa. Em conjunto com o professor, será elaborado um plano de trabalho para submissão aos editais. Por isso, não espere o lançamento dos editais para iniciar essa conversa!

