Conheça o Curso

O que é Engenharia Mecatrônica

Como utilizar as informações ao seu redor para que determinado equipamento apresente o comportamento desejado, sem que você interceda? Por exemplo, como um carro pode utilizar dados sobre sua posição, velocidade, as ruas e os objetos ao seu redor para que ele vá de um ponto a outro da cidade sem que você o dirija? Esse é um dos problemas em que o engenheiro mecatrônico pode ajudar a resolver.

A engenharia mecatrônica (também chamada de engenharia de controle e automação) integra, de forma coordenada e simultânea, conhecimentos de mecânica, eletrônica e computação no projeto e na fabricação de produtos e processos. Essa abordagem integrada e multidisciplinar também permite desenvolver sistemas mais baratos, confiáveis e flexíveis, o que poderia não ser possível em uma abordagem sequencial, na qual os conhecimentos de mecânica, eletrônica e computação não fossem utilizados de forma conjunta.

Qual o perfil do estudante?

O aluno deve ter afinidade com matemática e física. A modelagem matemática dos problemas tratados no curso, bem como sua solução, depende de ferramentas dessas disciplinas. Pela característica multidisciplinar e generalista do curso, deve estar sempre disposto a aprender sobre novas áreas e tecnologias, pois poderá atuar em problemas de diversos tipos. Também deve ter boa capacidade de comunicação, tanto oral quanto escrita, para interagir com profissionais de outras áreas e com clientes. A proatividade e capacidade de adaptação poderão ajudar o profissional a se destacar no mercado de trabalho.

Como é o curso da UnB?

Em funcionamento desde 1997, o curso de engenharia mecatrônica da UnB é composto por disciplinas completamente teóricas e por outras com forte conteúdo prático, de modo a fornecer o embasamento teórico necessário e a propiciar o contato dos alunos com as ferramentas e processos práticos existentes na sociedade. As disciplinas de formação profissional visam consolidar os aspectos teóricos e a familiarização com diversas variáveis de estudo e trabalho no mundo físico.

No primeiro ano do curso, há disciplinas de matemática, física e computação. No segundo ano, além de disciplinas de matemática e física, há disciplinas básicas de engenharia elétrica e de engenharia mecânica. A partir do terceiro ano, começam as disciplinas relacionadas à engenharia mecatrônica, tais como controle de sistemas dinâmicos, controle no espaço de estados, controle digital, sistemas a eventos discretos, transmissão de dados, sistemas embarcados e sistemas de tempo real. No último ano do curso, o aluno deverá cumprir ao menos 180 horas de estágio feito em um ambiente de engenharia de forma a consolidar conhecimentos dos núcleos de conteúdos profissionais e específicos e a permitir a aquisição de experiência prática em ambiente real de atividades do engenheiro. Também deverá realizar um projeto de final de curso que visa propiciar ao aluno a capacidade de investigação e de resolução de problemas em engenharia, de maneira global e objetiva, o aprimoramento de sua habilidade para a elaboração de documentos técnicos e de sua capacidade de expressão oral em público.

Ao longo do curso, há a possibilidade de os alunos se envolverem em inúmeras atividades de extensão, como projetos integradores, equipes de competição de robótica, empresas juniores, centros acadêmicos e atléticas. Os alunos também podem participar de atividades complementares, tais como cursos extracurriculares, monitoria de disciplinas e estágio não curricular. Todas essas atividades não são apenas incentivadas, mas também podem ser contabilizadas na carga horária do aluno. A maioria dos docentes que atuam no Curso de Engenharia Mecatrônica da UnB desenvolve pesquisas científicas que contribuem positivamente para a qualidade da formação dos alunos. A participação de alunos de graduação nessas pesquisas, por meio do programa de iniciação científica, permite aplicar conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, além de propiciar o aprofundamento em tópicos de interesse do aluno. Também desperta a vocação científica em alguns estudantes, os prepara para ingressarem na pós-graduação e amplia o leque de possibilidades profissionais futuras.

Quais os objetivos do curso?

O curso de Engenharia Mecatrônica da UnB tem por objetivo geral proporcionar aos seus egressos uma formação generalista, de natureza multidisciplinar e transdisciplinar, com foco na integração de conhecimentos e na atualização permanente, para que assimilem e concebam novas tecnologias, com atuação inovadora, empreendedora e comprometida com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

Visando atender às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia e ao Referencial Nacional para o Curso de Engenharia de Controle e Automação, os objetivos específicos do curso são:

  • proporcionar consistente formação técnico-científica sobre controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção;
  • apresentar o desenvolvimento, estado atual e tendências futuras da tecnologia de componentes, dispositivos e equipamentos utilizados em controle e automação;
  • capacitar o aluno para planejar e especificar materiais, componentes, dispositivos ou equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas;
  • capacitar o aluno para planejar, projetar, instalar, operar e manter sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica, de acionamento de máquinas, de controle e automação de processos, de equipamentos dedicados, de comando numérico e de máquinas de operação autônoma;
  • capacitar o aluno para projetar, instalar e manter robôs, sistemas de manufatura e redes industriais;
  • estimular os alunos a serem críticos e criativos na identificação e na solução dos problemas técnicos, de forma individual ou em equipe, considerando seus aspectos sociais, políticos, econômicos, ambientais e culturais, e prezando a ética em suas atitudes e decisões.

Infraestrutura e corpo docente

O curso de engenharia mecatrônica conta com a participação dos docentes e infraestrutura dos departamentos de Engenharia Elétrica, de Engenharia Mecânica e de Ciência da Computação. Quase a totalidade dos docentes desses departamentos possui doutorado em algumas das melhores universidades do Brasil, dos Estados Unidos, da Europa e do Japão. Vários desses professores estão envolvidos em projetos de pesquisa em cooperação com agências públicas de fomento e com empresas públicas e privadas. Tais projetos resultam em novos conhecimentos e tecnologias, que podem ser divulgados em periódicos especializados ou patenteados, além de integrar a formação de mestres e doutores em programas de pós-graduação nos quais os docentes do curso participam. Além dos laboratórios de pesquisa, onde esses projetos são desenvolvidos, o curso conta com diversos laboratórios didáticos, nos quais os alunos têm a oportunidade de complementar e reforçar o aprendizado das disciplinas teóricas. Os alunos também dispõem de amplos espaços de estudo, dentre eles, a biblioteca central, que mantém um rico acervo, atendendo às demandas dos discentes, docentes e comunidade.

Acessar o conteúdo