Projetos de Extensão

Extensão na Universidade de Brasília

A proposta da Extensão Universitária é melhorar a realidade social por meio de ações concretas da comunidade acadêmica. Na UnB, a extensão é pilar essencial para colocar em prática o aprendizado, promover a integração e entender as necessidades do país. Numerosos programas, projetos e eventos conduzidos pela instituição produzem resultados diários e ajudam a transformar a vida das pessoas.

Mais informações sobre a extensão na UnB

Mais informações sobre a extensão na FT

Extensão na Engenharia Mecatrônica

A seguir são apresentadas algumas ações de extensão cuja organização conta com alunos de engenharia mecatrônica.

O projeto de extensão “Mecatronizando” busca promover a ciência e tecnologia, mais especificamente, a Engenharia Mecatrônica, por meio do diálogo com estudantes e professores deste curso, estudantes e professores do ensino básico e profissionais de áreas de tecnologia. Por reunir conhecimentos de áreas diversas, como eletrônica, mecânica e computação, a Engenharia Mecatrônica é capaz de tratar problemas de grande pertinência social e relacionados com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Espera-se que tal perspectiva sobre o Curso seja difundida e ampliada entre os membros e público-alvo do projeto.

O objetivo geral do projeto “Mecatronizando” é promover a Engenharia Mecatrônica por meio do diálogo com o público externo, sobretudo com alunos e professores do ensino básico, projetos sociais e empresas e profissionais de áreas de tecnologia. Como objetivos específicos, busca-se: 1) identificar a percepção do público sobre este ramo da engenharia; 2) estabelecer a relação entre a percepção do público sobre o curso e profissão e o que é ensinado na UnB e desempenhado pelos egressos do curso; 3) discutir as possíveis contribuições deste ramo da engenharia para a sociedade; 4) aumentar o interesse pelas carreias relacionadas às ciências e exatas e tecnologia, em especial, pela engenharia mecatrônica; 5) contribuir nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio relacionados às ciências e tecnologias; 6) estimular o protagonismo do estudante do curso de engenharia mecatrônica para conhecer melhor o próprio curso e o potencial do conhecimento adquirido para melhorar a qualidade de vida da sociedade. 

Contatos

Um Ramo Estudantil é a representação estudantil do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) em uma Universidade. Ele tem como objetivo desenvolver as habilidades técnicas e não-tecnicas dos estudantes. Além disso, busca ser o elo entre os alunos e a instituição internacional.

O IEEE, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, é a maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Possui sede em Nova Jersey e conta com mais de 396.000 membros espalhados em mais de 160 países.

Dentro da Universidade de Brasília, ele é representado pelo Ramo Estudantil IEEE UnB. Formado por estudantes de graduação e pós-graduação, ele tem por objetivo a execução de projetos técnicos e humanitários, desenvolvimento de tecnologias para a sociedade e a promoção da área de engenharia e ciências exatas. O Ramo na UnB conta com 9 Capítulos Estudantis e 1 Grupo de Afinidade.

Capítulos Estudantis:

  • IEEE Aerospace and Electronic Systems Society UnB
  • IEEE Circuits and Systems UnB
  • IEEE Communications Society UnB
  • IEEE Computer Society UnB
  • IEEE Control Systems Society UnB
  • IEEE Education Society UnB
  • IEEE Engineering in Medicine and Biology Society UnB
  • IEEE Power and Energy Society UnB
  • IEEE Robotics and Automation Society UnB – Instagram
  • IEEE Society on Social Implications of Technology UnB

Grupo de afinidade:

  • IEEE Women in Engineering UnB
Contatos

O Projeto Edubot é uma ação de extensão vinculada ao Laboratório de Automação e Robótica da Universidade de Brasília e tem como objetivo principal ensinar robótica nas escolas públicas de nível médio da rede pública do Distrito Federal.

Contatos

Projeto educacional que visa trazer uma nova perspectiva aos jovens do ensino público brasileiro através do ensino da eletrônica básica.

Contatos

O objetivo do projeto é ensinar programação para a comunidade surda com o intuito de incentivá-los a criarem aplicativos e ferramentas necessárias à própria comunidade, além de promover a inserção na área das exatas e da tecnologia.

Contatos

Envolve diferentes departamentos da Universidade de Brasília e outros parceiros. Busca desenvolver e disponibilizar tecnologia para a pessoa com deficiência. Recentemente, o trabalho em ciclismo assistido por estimulação elétrica para indivíduos com paraplegia foi selecionado para participar das primeiras olimpíadas biônicas, o Cybathlon. Foi a única equipe da América Latina na competição que ocorreu em 2016 na Suíça. Atualmente o projeto continua suas atividades em centros de treinamento para a pessoa com deficiência no DF, como o CETEFE.

Contatos

O projeto Meninas Velozes é uma ação da Faculdade de Tecnologia da UnB junto a escolas do ensino médio. O objetivo do projeto relaciona-se à promoção de equidade de gênero nas áreas de engenharias mecânica e automotiva. Um grupo de alunas de ensino médio desenvolve atividades em torno do conhecimento científico e tecnológico que permeia os automóveis de competição. O projeto Meninas Velozes é estruturado em três eixos: Equidade de gênero e social, fortalecimento de base acadêmica e motivação para a área das engenharias. As atividades do projeto utilizaram o conceito de PBL (Project Based Learning) para a formação de um grupo focal em questões mecânicas e organizacionais em torno de uma equipe Kart. A mobilização de meninas em torno de uma temática tecnológica é complementada com palestras sobre a atuação de mulheres no campo da engenharia. As atividades do projeto incluem ainda visitas de campo, palestras, depoimentos e oficinas em ambiente automotivos e mecânicos.

Contatos

O LAB – Laboratório Aberto de Brasília – busca a formação de recursos humanos para criar e entregar valor, desenvolvendo habilidades e competências para atender à Indústria do Futuro (Indústria 4.0). O espaço do LAB, atualmente localizado na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, no ULEG (Unidade de Laboratórios de Ensino para Graduação), possui uma área com 3 espaços principais: Marcenaria, Espaço Maker com Impressoras 3D, célula de eletrônica e Manufatura Aditiva em Stratasys. Estar em contato com todos esses clientes permite aos nossos membros o aprendizado através das Metodologias Ativas de Ensino por Projetos (PBL – Problem Based Learning) em cima de problemas e demandas reais, preparando o mesmo para o mercado de trabalho atual.

Contatos

O Meninas.comp é um projeto que fomenta a inclusão de meninas de escolas públicas do Distrito Federal por meio de iniciativas que estimulam esse público a ingressar em cursos ocupados majoritariamente por homens. O projeto foi idealizado por professoras do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília em 2010. A principal atividade proposta é uma oficina motivacional a ser oferecida às meninas estudantes do ensino médio, tendo como objetivo divulgar as possibilidades de trabalho na área de Computação. Mesmo sem conhecimento prévio de técnicas de programação, mas com o direcionamento dado por monitoras responsáveis, as meninas terão a oportunidade de experimentar atividades que sejam inerentes à atuação profissional.

Contatos
Acessar o conteúdo