O Coordenador pode me matricular na disciplina X?

Se for TCC, estágio obrigatório, ou Intr. a Eng. Mecatrônica, provavelmente sim, conforme a disponibilidade de vagas e os pré-requisitos exigidos.

Nos outros casos, se você não conseguiu se matricular via MatriculaWeb, provavelmente não. Por questões administrativas, apenas o Coordenador do Departamento que oferece a disciplina pode gerenciar as vagas, e o curso de Eng. Mecatrônica está associado a FT, não a um Departamento específico. Por exemplo, um aluno com problemas em relação a matrícula em Cálculo 2 deve procurar o Coordenador do Departamento de Matemática.

Outras dúvidas comuns:

1. O Coordenador pode criar uma vaga em uma disciplina específica? E uma nova turma? Sim. Mas isso depende da demanda pelas vagas, do espaço físico disponível e dos docentes envolvidos. Este tipo de alteração na lista de oferta de disciplinas em um período não é algo trivial.
  2. Como consigo uma vaga na turma Y? Primeiramente, siga corretamente os passos da matrícula (veja o Guia do Calouro). Não esqueça de confirmar o interesse na lista de espera, pois ela será processada se houver vagas. Além disso, lembre-se que é possível que surjam novas vagas e que, durante o período de ajuste, muitos alunos retiram suas matrículas em determinadas disciplinas, efetivamente disponibilizando suas vagas para os interessados - o mesmo acontece com as vagas de calouros que não se registram. Neste caso, as vagas tornam-se públicas e serão alocadas ao primeiro que atendam aos pré-requisitos que as solicitarem via MatriculaWeb, portanto fique atento!