Devo adiantar matérias do fluxo?

Depende...

Como diz o Guia do Calouro, o fluxo de um curso consiste da lista de disciplinas obrigatórias e algumas das disciplinas optativas, recomendadas pela coordenação pedagógica do curso, organizadas por semestre, para facilitar e orientar a oferta de disciplinas e a matrícula no período. Houve um grande esforço na elaboração do fluxo da Eng. Mecatrônica para que a disposição das disciplinas seja coerente com a proposta do curso. É importante lembrar que "espaços" em alguns semestres do fluxo são planejados para que se possa cursar disciplinas optativas, que também fazem parte da formação do estudante de engenharia.

Para solicitar uma vaga em uma turma disciplina de um semestre a frente, basta ter os pré-requisitos desta. Por exemplo, é possível cursar Circuitos Elétricos 1 no terceiro semestre, mas isto não é necessariamente uma boa escolha visto que alguns conceitos apresentados em Física 3 são extremamente úteis para a disciplina. Por outro lado, cursar a disciplina Estruturas de Dados no semestre seguinte ao de Algoritmos e Programação de Computadores é muito recomendável, pois permite manter uma sequência de disciplinas básicas de computação.

Por fim, não se esqueça que a posição do aluno no fluxo influencia as disciplinas oferecidas na etapa da pré-matrícula e o processamento da matrícula, mas o impacto é muito maior para os que estão atrasados.