Sou calouro, por onde começar?

Comece pelo início: http://boasvindas.unb.br/


A maioria dos respostas pode ser encontrada com uma leitura atenta do Guia do Calouro. Faça isso!


O Prof. José Edil respondeu quais são as suas dicas de faculdade para um calouro?

  1. Descubra quem é e comece a criar um relacionamento com o coordenador do seu curso, ele pode te ajudar muito.
  2. Não deixe que pequenos problemas virem grandes problemas. Sentiu que seu desempenho está caindo, que está com dificuldade de estudar, que está com dificuldade de concentração, qualquer coisa, peça ajuda imediatamente. O coordenador é um bom sujeito para começar a procurar por ajuda.
  3. Comece imediatamente a aprender a aprender. Cada pessoa é diferente e só você será capaz de encontrar o que funciona ou não para você: Precisa de silêncio para estudar? Estudo em grupo funciona pra você? Fazer anotações em sala te ajuda? Diferentes disciplinas provavelmente envolverão técnicas de aprendizado diferentes, quanto antes você começar a perceber a si mesmo mais fácil a faculdade vai ficando.
  4. Não reprove, mas se reprovar alguma disciplina entenda que isso não é o fim do mundo. Peça ajuda para alguém mais experiente sobre o que fazer se você reprovar.
  5. Desconfie das dicas dos seus veteranos no início do curso.
  6. Não siga o tempo dos outros, siga seu próprio tempo.
  7. Provavelmente seu curso terá muita carga horária em sala de aula, essa é uma característica brasileira (em boa parte por requisitos legais), mas diversas outras atividades extra-classe têm potencial de te ajudar a aprender. Procure se informar sobre empresas júnior, centros acadêmicos, grupos de estudos, etc, na sua instituição. Vejo calouros entrando nessas atividades e tendo bastante sucesso.
  8. Se tiver problemas, peça ajuda.
  9. Tenha responsabilidade, entenda que o papel do professor é servir como guia e avaliador. Aprender envolve pensar e pensar é algo que você só pode fazer sozinho. No fim das contas, é você quem aprende e não o professor quem te ensina. Tome as rédeas da sua vida e seja responsável pelo seu aprendizado antes de reclamar dos professores (muitas vezes a reclamação será pertinente, mas poucas vezes alguma coisa concreta pode acontecer para mudar um professor).
  10. Eu já disse para pedir ajuda se tiver problemas?