Como funciona o trancamento de matrícula ou disciplina?

O trancamento de matrícula é a suspensão das atividades acadêmicas sem a perda do vínculo com a Universidade, por um prazo determinado, mediante requerimento formal na SAA. O Guia do Calouro apresenta detalhes, a legislação referente está disponível no sítio do DEG, mas basicamente há diferentes tipos e prazos.

O Trancamento Geral de Matrícula  (TGM) implica  a  suspensão  de  todas  as atividades acadêmicas do estudante e o Trancamento de Disciplina (TR) implica a suspensão das atividades curriculares do estudante em determinada(s) disciplina(s). Ambos podem ser realizados de forma Justificada, mediante a comprovação de situação que o impeça de continuar os estudos conforme a legislação vigente.

De acordo com o Informe DEG 1/2018, é permitido ao estudante em condição realizar trancamento automático, desde que dentro do prazo e atendidos os demais requisitos. A solicitação deve ser feita na SAA.